6 dicas para diminuir a queda de cabelo

6 dicas para diminuir a queda de cabelo

09/11/2021

A queda de cabelo é provocada pelas mais diversas razões. Pode ser até difícil determinar qual é a causa exata, pois ela pode ser motivada por alterações hormonais, estresse, alimentação desbalanceada, fatores genéticos, uso de algum medicamento, falta de exercício físico etc.

Mas, em muitos casos, a queda de cabelo é provocada por determinados hábitos comportamentais que estão sob o nosso controle. E é sobre esses hábitos que vamos falar a seguir.

Conheça seis dicas que você pode incorporar ao seu dia a dia e que favorecem o fortalecimento dos seus fios e reduzem a sua queda. São hábitos simples, mas que podem ter um efeito positivo na saúde e na beleza do seu cabelo. Anote aí:

1. Use produtos com tratamento antiqueda

Existem produtos de cuidados capilares que contêm ativos que estimulam a circulação sanguínea na região do couro cabeludo e favorecem o fortalecimento dos fios. Um exemplo é a linha Dynamic da Lowell, cujos produtos são elaborados a base de Biotina (Vitamina H ou B7), um nutriente presente em vários alimentos e que favorece a produção de proteínas pelo organismo. Por isso, a linha Dynamic, composta de shampoo, condicionador e tônico, é um tratamento antiqueda que recupera a força dos fios e estimula o seu crescimento com mais força, reduzindo a sua queda.

2. Lave o cabelo com frequência

Uma outra causa comum para a queda de cabelo é o acúmulo de oleosidade. Quando ela se torna excessiva, ela afeta diretamente a saúde dos fios e eles se tornam mais frágeis e quebradiços. Por isso é importante lavar o cabelo com regularidade, numa frequência que vai depender do tipo de cabelo (normal, seco ou oleoso). Existe um mito de que lavar o cabelo acelera a sua queda. Na realidade, a limpeza só fará cair aqueles fios que já estavam soltos, independente da lavagem. Portanto, você pode lavar o cabelo com frequência, sempre que for preciso, sem receio de provocar algum dano.

3. Evite lavar o cabelo com água quente

A temperatura excessiva sempre provoca o ressecamento dos fios, deixando-os mais frágeis e fáceis de quebrarem. Além disso, a água quente favorece a formação de seborreia, irritações e pontas duplas. A dica é lavar os fios com água fria ou, no máximo, com temperatura morna.

4. Evite temperaturas elevadas nos fios

Tal como no caso anterior, convém evitar aquecer em demasia os fios – especialmente com a chapinha ou com o secador, ou tomado sol excessivamente. As temperaturas altas aquecem o couro cabeludo, o que leva ao aumento da oleosidade da raiz dos fios, estimulando a sua queda. Nestes casos, a dica é apostar no uso de leave-ins que contenham proteção térmica (saiba mais aqui), além de manter ferramentas térmicas (como a chapinha) em uma temperatura máxima de 180° e o secador a uma distância mínima de 10 centímetros (um palmo) do cabelo.

5. Alimentação saudável

A boa alimentação é um cuidado essencial para diminuir a queda capilar. Uma de suas principais razões é a falta de vitaminas, proteínas e sais minerais no organismo. Esses nutrientes são abundantes em alimentos como frutas, verduras, vegetais folhosos, feijão, carnes vermelhas, peixes, ovos etc. Portanto, ao manter o organismo bem nutrido por alimentos saudáveis, seus fios se fortalecem e diminui o risco de sua queda. Dica extra: Na correria do dia a dia, muitas pessoas optam por tomar uma vitamina suplementar. E a Lowell pode te ajudar, com as cápsulas Lowell Caps.

6. Evite alguns hábitos que agridem os fios

Por fim, há alguns costumes que, de alguma forma, agridem os fios e os deixam mais fragilizados e passíveis de queda. Um deles é o de manter o cabelo preso todos os dias, em boa parte do tempo. Isso aumenta a pressão sobre os folículos capilares (onde está a raiz), deixando os fios mais fáceis de se romper. Outro hábito a se evitar é o de dormir com o cabelo úmido. Isso favorece a proliferação de bactérias e fungos, que encontram aí, no couro cabeludo, um ambiente quente e úmido, mas que leva à sua descamação, à formação de caspa e ao enfraquecimento dos fios. Evite, portanto, esses dois costumes.

***

Curtiu as nossas dicas? Você pode conhecer muitas outras aqui em nosso blog e no próprio site da Lowell. Confira!