Cabelo curto, por que não?

Cabelo curto, por que não?

06/07/2021

Em meio a tantos outros novos estilos atuais de cabelo, os curtinhos vão muito além de uma mera questão de praticidade. Nota-se que, quem deseja um cabelo curto, manifesta um desejo de afirmar a sua personalidade: é uma questão de libertação!

E para falar desse assunto, nada melhor que um especialista em cabelos curtos: o nosso LMaster Emerson Ferraz (foto), cabeleireiro e visagista, que há 23 anos faz as cabeças de muitas mulheres. Ele conquistou fãs em todo o Brasil ao dividir sua técnica exclusiva da Nuca Perfeita em suas redes sociais.

Para Emerson, os cortes curtos são versáteis e não necessariamente oferecem somente o aspecto mais clássico, pois as texturas e camadas são os seus grandes diferenciais. Além disso, ele afirma que as franjas estão em alta, especialmente para as mulheres que querem um curtinho com uma pitada mais poderosa.

Já os Chaneis – sua especialidade e que fazem alusão à estilista Coco Chanel –, eles libertam dos padrões estéticos de uma sociedade machista. E hoje ele vem com várias nomenclaturas e tamanhos, apresentadas a seguir:

Bob cut: acima do pescoço com franja alongada ou curta e com pontas longas e desconectadas.

 

 

 

 

 

 

Blunt cut: na altura dos ombros ou mais curtos com base reta! E com pontas mais pesadas.

 

 

 

 

 

Long bob: abaixo dos ombros, com base reta ou desconectado, com franja ou com bico; nunca passando da linha do início dos seios.

 

 

 

 

 

Pixie: o curtinho, com costeletas raspadas ou não, sempre muito desconectados e dando um efeito despojado e moderno!

 

 

 

 

 

Segundo Emerson, “toda mulher tem o seu curtinho ideal e cabe ao profissional identificar qual é o melhor que se encaixa à imagem de sua cliente. Os cortes curtos chegaram para ficar!”, afirma.

Como exemplo, se você quer um Pixie bem moderno, temos este modelo da atriz Úrsula Corberó, a Tokio de La Casa de Papel (série espanhola exibida na Netflix). Ele é muito conhecido como "Corte Joãozinho" ou "Batidinho". Como explica Emerson, “hoje em dia existem diversas opções de Pixie, seja abusando da franja, dos repicados, praticamente tudo fica bem. Basta analisar seu tipo de rosto.”

E para quem tem um rosto mais arredondado?

O rosto mais redondo também combina com um corte mais curto. Nesse caso, geralmente sem uma franja muito marcada ou acima da linha mandibular, já que ela arredonda ainda mais o rosto no corte curto. Um ótimo exemplo seria o Blund Cut, da cantora britânica Adele, que arrancou suspiros de muita gente.

Por que o corte Chanel atrai tanto mulheres de várias gerações?

Conhecido como “bob hair”, o corte curto e com pontas retas começou a ganhar popularidade no começo do século XX. Mas ele só se consagrou de vez quando a estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel assumiu esse corte em 1918. A partir de então, o corte passou a ser chamado “Chanel”.

A história que se conta – não comprovada – é que um dia ela estava secando seus cabelos apressadamente, pois tinha um compromisso em seguida, e de repente o secador estourou. Com parte do seu cabelo chamuscado, só lhe restou cortá-lo sozinha, deixando os fios curtos e rentes à nuca.

Sem essa intenção, teria nascido assim um clássico que se consagraria no mundo inteiro, anos depois. E se no passado os cortes chanel eram escolhidos sobretudo por mulheres com o cabelo liso, hoje há muitas cacheadas e crespas apostando nesse corte, que também fica lindo mesmo com os fios com curvatura.