Cronograma capilar: dicas para um tratamento completo

Cronograma capilar: dicas para um tratamento completo

04/06/2021

Você já teve a sensação de que o seu cabelo “se acostumou” com uma determinada linha de produto, e por isso ele não fica mais tão bonito como antes?

A palavra não é “costume” e sim “necessidade”. Isso acontece porque nosso cabelo possui diferentes necessidades e é por isso que existem vários tipos de tratamentos. O importante é você aprender a identificar essas necessidades para então manter um cabelo sempre bonito e saudável.

Mas há uma questão importante: as necessidades do nosso cabelo variam com o tempo. Há momentos em que ele precisa de hidratação, há outros em que a nutrição é a mais essencial, e há situações em que a reconstrução é a mais urgente. Então o que fazer?

Cronograma capilar atende às várias necessidades

Percebemos então a importância de adotar um cronograma capilar de cuidados, pois com ele o seu cabelo receberá um cuidado completo e permanecerá lindo e saudável por muito mais tempo. Vamos conhecê-lo melhor?

O que é exatamente o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma agenda mensal de cuidados, com o objetivo de um cabelo saudável através da reposição de água, vitaminas e proteínas.

Esses tratamentos são os de hidratação (para reposição de água), nutrição (para reposição de vitaminas) e reconstrução (para reposição de aminoácidos).

Por que é importante colocar em prática o cronograma?

O cronograma capilar é uma ótima maneira de recuperar a saúde dos fios, que são continuamente sujeitos a agentes agressivos, como o sol e o calor, ou a processos térmicos e químicos (chapinha, secador, escova, químicas etc.). Ou seja, o nosso cabelo sofre a todo momento ações que o desgastam, e por isso, sempre é preciso adotar medidas para mantê-lo saudável. O cronograma capilar é perfeito para isso, pois o seu conjunto de cuidados recupera os fios das ações sofridas no dia a dia.

Qual deve ser a sequência do cronograma?

O cronograma tem um ciclo que dura quatro semanas, cada uma delas com ações específicas para um perfeito equilíbrio do cabelo. Vamos entender o que fazer em cada semana?

Semana 1: Nesta etapa o objetivo é repor todos as necessidades para um fio saudável como água, vitaminas e aminoácidos. Ou seja, 1° dia hidratação, 2° dia nutrição e 3° dia reconstrução.

Semana 2: Aqui objetivo é identificar qual sua maior necessidade e assim descobrir por qual etapa dos tratamentos você deve começar. Para isso faça uma análise do seu. Cabelo seco e sem brilho, HIDRATAÇÃO. Cabelo ressecado e com frizz, NUTRIÇÃO. E cabelo rígido e quebradiço, RECONSTRUÇÃO.

Por exemplo, se iniciar com a nutrição, o próximo tratamento será reconstrução, e depois hidratação.

Semana 3: Esta é a fase de potencialização. A ideia é reforçar o tratamento que seu cabelo mais necessita. Se você identificou que seu cabelo precisa de reconstrução, faça 2 aplicações sequenciais antes de ir para o próximo tratamento da sequência.

Semana 4: Nesta etapa repetimos a sequência de tratamentos da primeira semana para garantir um cronograma em perfeito equilíbrio: 1 hidratação, 2 nutrição e 3 reconstrução. E assim você completa o seu primeiro ciclo de cronograma.


Você sabe identificar qual é a maior necessidade do seu cabelo?

 

Ainda ficou com dúvidas de como realizar a sequência do cronograma?

 

Quantas vezes é preciso repetir esse ciclo do cronograma?

Nossa recomendação é começar realizando esse ciclo duas vezes, ou seja, dedicar dois meses ao cronograma. Depois, dê um descanso aos seus fios usando a sua linha preferida, ao longo de um ou dois meses. Após este período de pausa inicie novamente o cronograma.

Quais produtos são os ideais para cada etapa?

A Lowell oferece produtos perfeitos para cada uma das etapas do cronograma capilar.

Na etapa de hidratação, nossa dica é contar com as máscaras das linhas Mirtilo ou Blinda Cor. Elas são ótimas opções para repor a água nos fios e assegurar um balanço natural, cheio de brilho e de vitalidade.

Em seguida, no tratamento de nutrição, suas aliadas serão as máscaras Protect Nutri Care ou a Protect Power Nutri. Perfeitas para repor vitaminas e óleos essenciais aos fios, devolvendo a maciez, a disciplina e um brilho extra.

Por fim, no tratamento de reconstrução, as máscaras Bioplastia Clinic ou Bioplastia são indispensáveis para repor proteínas e aminoácidos. Com elas, há uma reposição da massa capilar, que encorpa e devolve a resistência dos fios, inibindo a sua quebra.