Como escolher o finalizador ideal?

Como escolher o finalizador ideal?

23/04/2021

Muitas mulheres têm dificuldade em escolher o finalizador ideal para o seu cabelo. A maioria delas capricha nos cuidados na hora de cortar, lavar, hidratar, colorir e proteger os fios. Mas, quando chega a hora da finalização, não encontram uma solução adequada.

Um dos motivos dessa dificuldade é a variedade de produtos no mercado que são denominados finalizadores, e que geram essa confusão. Para esclarecer melhor, só existe um tipo de finalizador que faz parte do processo de tratamento de um cabelo: os leave-ins. Todos os demais finalizadores exercem funções complementares, como os de fixação, de proteção, de modelagem etc.

Assim, apenas os leave-ins fazem parte do processo de tratamento, e é importante conhecer bem as características deles para escolher o mais adequado. Essa escolha sempre vai depender do tipo de tratamento realizado e do tipo de cabelo.

Nos pontos a seguir, vamos tirar as dúvidas mais comuns sobre finalizadores para você acertar na hora de adotar o seu finalizador ideal.

Por que é importante usar um finalizador como um leave-in?

A grande maioria dos leave-ins exercem uma função de proteção e conservação dos fios após um tratamento. Se nós apenas lavamos o cabelo com um shampoo e condicionador, ou apenas fazemos uma hidratação com a máscara, e nada mais, deixamos nossos fios vulneráveis aos agentes agressivos. Os leave-ins são os responsáveis por garantir a proteção aos fios recém-tratados e prolongar o tratamento. Alguns ainda contam com filtro solar em sua composição, acrescentando uma proteção contra os raios ultravioleta e outros com proteção térmica sendo assim ótimos aliados antes do secador e da chapinha.

Vamos dar um exemplo: o Fluido Revitalizante Protect Care, da Lowell, é um leave-in que cria um filme protetor nos fios selando a cutícula. Assim, ao aplicar o fluido após a lavagem e a hidratação do cabelo, os fios ficam protegidos e permanecem bem nutridos, livres de frizz, mais resistentes, mais saudáveis e com mais brilho. Em resumo, os leave-ins são a garantia de proteção final a um tratamento que foi realizado.

Por que existem leave-ins com texturas diferentes?

Na hora de escolher um leave-in, essa dúvida inevitavelmente vai surgir: por que há leave-ins com textura de creme, de sérum, líquida ou oleosa? Como se percebe, os leave-ins podem variar dos mais líquidos aos mais cremosos. Essas diferenças existem para que eles se ajustem aos tipos de fios.

Por exemplo, quem tem fios finos e mais oleosos prefere aplicar um leave-in mais leve para não acarretar peso, e por isso, convém aplicar um tipo mais líquido; por sua vez, quem tem fios mais grossos, mais pesados e com coloração precisa de um leave-in mais emoliente, que em geral tem uma textura cremosa. Assim, na hora de escolher o seu leave-in, tenha em conta como é o seu cabelo e qual textura melhor se ajusta a ele.

Importante verificar o modo de uso de cada finalizador. Geralmente leave-ins líquidos e em creme só podem ser aplicados com o cabelo úmido. Já os de textura em óleo e sérum são mais versáteis.

Existem leave-ins para finalidades diferentes?

Sim. A Lowell oferece vários tipos de leave-ins finalizadores, cada qual adequado a um determinado tipo de tratamento. Preparamos a seguir uma lista deles:

Leave-in Blinda Cor: desenvolvido especialmente para criar uma camada de proteção à coloração dos fios;

Leave-in linha Mirtilo: especial para fios finos e oleosos com proteção térmica;

Fluido Revitalizante Protect Care: ótimo para criar uma camada de proteção aos fios, mantendo-os com hidratação e nutrição balanceadas;

Óleo disciplinante Liso Mágico: desenvolvido para efeito disciplinante, ele elimina o frizz e favorece o efeito liso;

Fantastic Oil: óleo da linha Protect Nutri Care para potencializar a nutrição e conta com proteção térmica.