Ativos orgânicos são importantes no cuidado com o cabelo?

Ativos orgânicos são importantes no cuidado com o cabelo?

16/04/2021

Existe hoje uma maior consciência de que ingerir alimentos orgânicos e naturais é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Passamos a prestar muito mais atenção às substâncias contidas nos alimentos e a evitar aquelas tóxicas ou nocivas ao organismo. Mas, será que devemos ter essa mesma preocupação com os produtos cosméticos que aplicamos em nossa pele ou no cabelo?

Sim, temos que ter esse mesmo cuidado. Vale lembrar que a pele é um dos maiores órgãos do nosso corpo, com uma alta capacidade de absorção das substâncias nela aplicadas. E quando falamos da pele, incluímos também o couro cabeludo. Por isso, se não tivermos a mesma atenção ao escolher os produtos que aplicamos em nosso cabelo, corremos o risco do nosso organismo reter elementos agressivos à nossa saúde, como metais pesados, substâncias químicas e até tóxicas.

Portanto, vale a pena escolher cuidadosamente os cosméticos para nossa pele e cabelo. Para te ajudar nessas escolhas, preparamos esse conteúdo para esclarecer as dúvidas mais comuns, com ênfase nos cuidados com o cabelo, que é a nossa especialidade. Confira:

Os benefícios dos ativos orgânicos nos cuidados com os cabelos

Na natureza encontramos uma série de elementos que se harmonizam totalmente com o nosso organismo. De fato, as vitaminas e sais minerais que compõem o nosso couro cabeludo têm uma afinidade natural com os ativos orgânicos presentes na natureza. Assim, ao usarmos produtos cosméticos desenvolvidos com esses ativos, nossos fios absorvem sem dificuldade esses ingredientes naturais, ao invés de elementos estranhos ao nosso corpo.

O mais comum é o organismo oferecer uma reação alérgica de autodefesa, muitas vezes acompanhadas de ressecamento dos fios ou da escamação do couro cabeludo. Nos casos mais graves, as substâncias agressivas podem ocasionar danos mais sérios, como erupções cutâneas.

Por isso, na grande maioria dos casos, o uso de ativos orgânicos diminui a possibilidade de reação negativa por parte do organismo. É claro que cada corpo é único e reage de modo diferente, mas a probabilidade é bem menor quando comparados aos produtos químicos e artificiais.

Hoje já se conhecem ativos naturais com eficiência comprovada e resultados incríveis. A manteiga de cupuaçu é um exemplo, pois ela apresenta alta capacidade de absorção de líquidos (o dobro da lanolina, que também é muito usada, mas tem origem animal). O que quer dizer que ela é uma ótima aliada para a hidratação do cabelo, deixando os fios mais saudáveis, suaves e macios. Não à toa ela é o principal componente da linha Green Sense, da Lowell, desenvolvida com ativos naturais.

Além dos ativos orgânicos, a linha é livre de parabenos (conservantes químicos desenvolvidos para prolongar a vida útil dos produtos) que podem provocar reações alérgicas e irritações. Pensando nisso, a linha Green Sense foi elaborada totalmente livre dessas substâncias para cuidar da saúde e da beleza dos fios.