Como acabar com as pontas duplas?

Como acabar com as pontas duplas?

02/04/2021

Com certeza você já se deparou com seu cabelo cheio de pontas duplas, né? Muitas vezes, nossa primeira reação é a de tentar cortar todas elas. De fato, pontas duplas são um indício de que o cabelo está desgastado e precisa de uma reparação. São um alerta para a saúde dos fios, que está pedindo mais atenção e cuidados.

Vamos explicar como elas surgem e o que podemos fazer para acabar com esse incômodo, sem necessariamente ter que cortar os cabelos. A solução desse problema é mais simples do que pode parecer.

Como surgem as pontas duplas?

Basicamente, as pontas duplas surgem quando as cutículas dos fios do cabelo estão desgastadas. A cutícula corresponde à camada mais externa dos fios (aquela que vemos a olho nu), que protege as camadas interiores (o córtex e a medula). Ela cria uma barreira contra agentes externos, impedindo-os de agredir o córtex e a medula, que são essenciais para manter a boa saúde dos fios.

Mas se estiver desgastada, as camadas internas ficam expostas e a saúde do fio debilitada. Surgem assim as famosas pontas duplas.

 

Quais são as causas das cutículas danificadas?

Os principais vilões que atacam a cutícula são os agentes agressivos externos, como o calor e a ação de produtos químicos. Por isso, quando o cabelo fica muito exposto à ação do sol, da água quente, do secador, da chapinha, ou ao passar por tratamentos químicos (como uma escova progressiva ou uma descoloração), as escamas que compõem a cutícula podem se romper, deixando de proteger o interior dos fios.

Como prevenir este desgaste?

Para proteger a cutícula e prevenir o surgimento das pontas duplas, é importante proteger o seu cabelo contra a ação desses vilões. Evite expor excessivamente o cabelo ao sol (use chapéus ou lenços), não molhe o cabelo com água muito quente no banho, não esqueça de usar um protetor térmico, evite posicionar o secador muito perto dos fios e não exagere ­no uso da chapinha. Caso seja necessário expor-se ao sol, uma dica é aplicar antes no cabelo um leave-in com filtro solar.

Que outros cuidados ajudam na prevenção de pontas duplas?

Além dessas dicas, também é importante manter o cabelo sempre saudável. Observando o que os fios realmente necessitam naquele momento específico, uma hidratação, nutrição ou reconstrução.  

E esse é um tema super importante que abordaremos em outro texto no nosso blog.

Mas, e se meu cabelo já estiver cheio de pontas duplas?

Sempre ouvimos falar que, ao surgirem as pontas duplas, só resta uma alternativa: tesoura nelas. Mas essa não é a única solução. Você pode manter o comprimento do cabelo como gosta usando um regenerador de pontas, como o Lowell Ends.

O Lowell Ends é um extra regenerador de pontas. Com 18 aminoácidos na sua composição, que recuperam rapidamente a estrutura da cutícula, deixando-a selada e totalmente regenerada. Dessa forma, ele também previne o surgimento de novas pontas duplas. E como bônus ele ainda tem proteção térmica!

Como usar o Lowell Ends?

É um produto super versátil. Aplique a quantidade desejada nas mãos, espalhe e distribua por toda extensão dos fios, principalmente nas pontas. Pode ser usado com o cabelo seco ou úmido. Dica extra aplique o Lowell Ends sempre ao final de qualquer tratamento, como uma hidratação, nutrição ou reconstrução. Ele cria uma camada de proteção nos fios, que ajuda a prolongar os resultados dos tratamentos. Sem dúvida, um produto indispensável para levar em sua bolsa!